Subscribe to our RSS Feeds
Obrigado por acessar o BLOG. Espero que as informações aqui postadas possam ser úteis de alguma forma para você. Tenha um dia de muitas bênçãos e vitórias em nome de JESUS!.

Melhore a velocidade de inicialização do Windows

0 Comments »
Para tornar o boot (Inicialização do sistema) mais rápido, basta desabilitar a carga dos aplicativos que não são fundamentais nessa etapa. Por exemplo, quem não usa o Photoshop como ferramenta básica de trabalho, não precisa de um ícone dele carregado como atalho, ocupando uma fatia de memória e causando lentidão quando o PC é ligado.

Mas atenção: Antes de executar qualquer programa em seu computador, principalmente os que fazem alterações no Registro do Windows ou modifiquem informações em seu HD, lembre-se de fazer umbackup de segurança do registro do sistema e fazer backup dos seus dados.

Depois, crie um ponto de restauração, por segurança, antes de desabilitar entradas. Para fazer isso no Windows XP, vá em:

Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do Sistema. Selecione Criar um ponto de restauração, clique em Avançar e siga o assistente.

Caso utilize o Vista, clique em Iniciar e digite sysdm.cpl e pressione a tecla Enter. Clique na guia System Protection, em seguida, no botão Criar.

Desabilitando aplicativos que são iniciados com o sistema

Para visualizar todos os programas que se inicializam com o sistema vá em :

Iniciar > Executar e digite: digitemsconfig (No Vista você não tem precisa clicar em Executar). Clique na aba "Inicializar". Você pode desmarcar qualquer um dos programas listados para que não sejam mais carregados na inicialização.


OBS: Não desmarque o programa de antivírus, o firewall ou adware, pois você necessita deles para manter seu sistema protegido. É comum acontecer a situação em que um programa desmarcado apareça novamente na lista. Programas mais inteligentes notam que seu arquivo não está sendo mais carregado e acaba por “corrigir” isso, com a lógica de que aconteceu alguma falha.

Nesse caso, verifique as configurações do próprio programa. Deve haver algum item para que o usuário escolha se ele deve ficar na inicialização ou não.

O que mais pode causar perda de desempenho na inicialização? Uma delas é o arquivo de registro do Windows estar sobrecarregado. Mas mexer no registro do Windows é algo mais complexo do que desmarcar programas. Portanto, recomendamos programas como o CCleaner que fazem o trabalho de forma automática.

FONTE: PCWORLD.UOL.COM.BR
sexta-feira, março 12, 2010

Melhore o desempenho da sua INTERNET

0 Comments »
1º: Vá em iniciar > executar edigite: devmgmt.msc

2º: Abrirá a janela do Gerenciador de dispositivos;

3º: Clique em Portas (COM & LTP)

4º: Clica com o botão direito do mouse na porta do seu modem (normalmente é porta de comunicação -COM1-)

5º: Vá em propriedades

6º: Na aba "Configurações de portas", vá em "bits por segundo" e ponha no máximo,
a minha estava 9900 e ficou 128000.


Outra forma de acelerar sua net:

Vá em Iniciar > Executar e digite: regsvr32 /u zipfldr.dll

e Teclar Enter (aparecerá uma janelinha EXITO)


FONTE: HARDLANDIA
sexta-feira, março 12, 2010

Melhore o desempenho do seu Windows XP

0 Comments »
1. Abra o bloco de Notas.

2. Digite "del c:windowsprefetchntosboot-*.* /q" (sem as aspas)

3. Salve este arquivo com o nome (ntosboot.bat) na raiz (C:\).

4. Vá em iniciar > Executar e digite: gpedit.msc

5. Vá em > Configurações do Computador > Configurações do Windows. Do lado direito da tela clique no item: Scripts (Inicialização/Encerramento).

6. Clique duas vezes em "Desligar".

7. Na janela que se abre clique em "Adicionar" e depois "Procurar".

8. Encontre e selecione o arquivo que você criou lá em cima, o ntosboot.bat .

Selecione-o e dê OK. Depois feche as janelas.

9. No menu "Iniciar, selecione "Executar" e digite: devmgmt.msc

10. Clique duas vezes em "Controladores IDE ATA/ATAPI"

11. Clique com o botão direito em "Canal IDE primário" e selecione "Propriedades".

12. Selecione a aba "Configurações avançadas" depois, no dispositivo 0 ou 1 (aquele que não tiver o campo "Tipo de dispositivo" travado) selecione nenhum ao invés de "Detecção automática" & click "OK".

13. Clique com o botão direito em "Canal IDE secundário", selecione "Propriedades" e repita o passo 12.

14. Reinicie o computador.


FONTE: HARDLANDIA
sexta-feira, março 12, 2010

TESTE a velocidade da sua conexão com a Internet

0 Comments »
Se sua internet esta lenta, pode ser por vários motivos, sendo que na maioria das vezes a culpa principal é da operadora.

Mas antes de reclamar com sua operadora, você deve efetuar alguns testes, pois muitas vezes é comum se enganar pensando que a internet está lenta, quando na verdade você está desfrutando normalmente da velocidade oferecida. Você pode testar sua conexão através de sites e programas, confira abaixo os principais sites indicados para tais análises.

http://www.speedtest.net/

http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php


Velocidade falsa...

Antes de você pensar em fazer qualquer coisa, tenha em mente que ao contratar um serviço de internet banda larga, você já está sendo enganado. Por exemplo: se você contratou uma internet de “2 Mega”, não adianta se iludir e pensar que irá baixar arquivos da internet com a velocidade de 2MB (MegaBytes), pois o termo “Mega” que as operadoras utilizam faz referência a megabits (equivalente a um oitavo do MegaByte).

Portanto, para calcular a velocidade real de sua internet, basta você dividir o valor da sua conexão por oito, veja o exemplo abaixo.

quarta-feira, março 10, 2010

Inclua ou exclua bibliotecas dos favoritos do Windows 7

0 Comments »
Dica simples dá ou tira acesso direto a qualquer biblioteca



FONTE: BABOO.COM.BR
quarta-feira, março 10, 2010

Crie um DVD-Boot do Windows 7 Personalizado

20 Comments »
Com o programa RT Se7en Lite você pode criar um DVD-Boot do Windows 7 Personalizado ao seu gosto.

FAÇA O DOWNLOAD DO PROGRAMA AQUI ou
ACESSE O SITE DO PROGRAMA AQUI.

Você precisará ter a extensão Microsoft AIK instalado em seu computador
faça o download do programa aqui (Tamanho 1.66GB)
RT Se7en Lite foi criado pela Rockers Team. Com este programa você customizar seu windows 7 e torná-lo mais rápido, adicionar wallpapers, ícones, temas, integrar atualizações, drivers, remover componentes, as configurações de instalação autônoma, etc. Ao final da personalização, você terá uma ISO Bootavél do Sistema Win7.

Suporta tanto versões 32 e 64 bits, O programa tem muitas aplicações integradas, e você pode remover todas as aplicações indesejadas.




INTEGRAÇÃO:
Você pode integrar as atualizações do Windows, como atualizações de segurança, hotfixes, drivers, pacotes de idioma e aplicações de terceiros (instaladores Apenas silenciosa).


COMPONENTES QUE PODEM SER REMOVIDOS:
Você pode remover todos os componentes indesejáveis de janelas como drivers padrão, serviços, pacotes de idioma do Windows, aplicativos e outros recursos.


TWEAKS:
Desativar ou ajustar os serviços do sistema, ajustes de registro, Ativar ou desativar configurações de inicialização do sistema...


DE INSTALAÇÃO AUTÔNOMA:
Crie instalação autônoma (Integre CD-KEY, altere idioma da interface do usuário, fuso horário, pular ativação automática, adicione informações OEM, mude tipo de rede, ative ou desative a opção de atualização, pular acordo EULA, vá para a criação do usuário OOBE, habilitar ou desabilitar o firewall, configure resolução de tela padrão, desativar o Windows Defender, etc)


PERSONALIZAÇÃO:
Personalize o Windows alterarando e/ou adicionando temas, wallpaper de Desktop padrão, gadgets da barra lateral, screen-savers, mudar tela de logon, adicionar os seus documentos, adicionar música de amostra, adicionar papéis de parede, Adicionar OEM logotipo, ativar ou desativar o patch uxtheme, etc.



CRIE UMA IMAGEM .ISO bootável:
Crie imagem .ISO bootável (no popular: CD/DVD de formatação), podendo gravá-lo em DVD ou mesmo Pendrive (USB).

quarta-feira, março 10, 2010

Aprenda a usar o nLite para personalizar seu Windows XP

9 Comments »
Aprenda como deixar a instalação do Windows XP menor e mais leve. Neste tutorial você vai aprender como fazer uma personalização bem feita no seu XP e ter um bom entendimento do programa nLite para que você possa seguir a personalização do seu modo, se preferir. SIGA OS TUTORIAIS NA ORDEM QUE APARECEM NO BLOG.

O primeiro passo é baixar a versão mais recente do nLite
O programa necessita do .NET Framework da Microsoft para funcionar corretamente. Baixe por estes links:

BAIXAR .NET Framework - Sistemas 32 bits
BAIXAR .NET Framework - Sistemas 64 bits

Para mais informações e dowload de outras versões, visite o Centro de downloads da Microsoft. Se você ainda não tinha o .NET FW instalado, instale-o primeiro e depois instale o nLite. E agora sim vamos ao passo-a-passo:

1º Passo: Preparando os arquivos necessários

-> É importante ter em mente que, se você deseja ter uma instalação “nLited” e “slipstreamed” (drivers integrados), é aconselhável seguir primeiro este tutorial. Ou seja, deixe primeiro o Windows do jeito que você quer e depois coloque os drivers integrados nele, OK?

-> Sendo assim, pegue então um CD de Windows XP, de preferência uma versão com SP3. Se não possuir um com SP3, não tem problema. Ensinarei também a integrar o SP3 oficial da Microsoft no seu CD de Windows, seja o mais antigo, SP1 ou SP2.

-> Copie o conteúdo deste CD para uma pasta qualquer do seu PC, por exemplo, C:\XPCD. Aproveite também para já fazer uma cópia dessa pasta, caso dê alguma coisa errada na personalização, pois é mais rápido copiar uma pasta do PC pro próprio PC do que do drive de CD pro PC. E faça isso sempre que for tentar uma personalização, creio que ajudará bastante nas tentativas futuras.

-> Se ainda não possui uma cópia do XP SP3, baixe somente o SP3 pelo link abaixo e salve em qualquer lugar do PC, por exemplo, na C:\ junto com a pasta do XPCD.

BAIXAR Service Pack 3 para Windows XP

Baixe também o Internet Explorer 8 e o Windows Media Player 11. A versão atual do nLite trabalha com integração do WMP 11. É só adicionar o arquivo de instalação na parte de “Atualizações críticas e add-ons” junto com IE 8. Se isso não funcionar, eu você pode usar WMP 11 Slipstreamer, do site http://www.boooggy.org/slipstreamer/

-> Baixe ele e as 15 atualizações de segurança para o WMP 11 também se quiser, pois o programa tratará de integrar todas elas na mesma hora da integração do WMP 11. Os links das atualizações encontram-se no mesmo site acima.

2º Passo: Usando o nLite

Execute o programa previamente instalado e siga o passo-a-passo conforme as figuras a seguir:

-> Selecione o idioma de preferência e clique em “Próximo”

-> Clique em “Selecionar” para escolher a pasta que deseja personalizar. No nosso caso, C:\XPCD. Em baixo aparecerá os dados daquela instalação: tamanho, tipo de Service Pack, etc...

-> Esta janela é para quem já possui um modelo de personalização. Clique em Importar, escolha o arquivo de configurações desejado e clique em carregar. Se esta for a sua primeira personalização, ou se você não quer usar um modelo antigo seu, clique apenas em “Avançar”.

-> Se sua cópia do XP ainda não possuir o SP3 integrado, selecione a opção “Service pack integrado” para atualizar sua versão do XP. Abrirá uma janela como esta

-> Nela você verá na parte de cima as informações sobre sua atual instalação e alguns links para baixar os service packs mais atuais, mas é o mesmo do link que passei ali em cima no tuto.

-> Clique em “Selecione” e escolha o arquivo de instalação do SP3 que você baixou. Clique em “Próximo” e deixe que o nLite faça o resto.

-> Mas se você já possuía uma pasta do XP com SP3, então você deverá pular esta etapa não selecionando aquela opção. Vai somente selecionar as opções como na figura anterior, sendo opcional a opção de “Criar uma imagem iso auto executável”. Selecione ela somente se, após a personalização, você já quiser gravar um CD ou criar uma .ISO para testar se a instalação se ficou tudo OK. Como testar sem gravar CD’s à toa??? Fácil !!!

-> Baixe o Microsoft Virtual PC 2007 SP1 e use sua .ISO modificada para o teste.

-> Ele é um programa bem fácil de se usar e tem um simples objetivo: simular um computador funcionando DENTRO do seu computador, com direito a BIOS e tudo mais. É bem simples de ser usado e evita de você ficar queimando CD’s à toa por aí. Teste sua personalização nele primeiro. Se der certo nele, com certeza dará certo num PC comum de verdade e aí sim use novamente o nLite para gravar o CD do XP personalizado. Digo isso pois, para quem não sabe, não basta abrir o Nero, adicionar a pasta modificada do Windows e mandar bala que a instalação não funcionará!!! O nLite é a maneira mais simples de gravar CD do Windows 100% funcional, pois ele dá o setor de boot necessário pro CD, já o Nero não faz isso, não tão fácil assim como o nLite

-> Depois de selecionar as opções lá em cima, vai aparecer esta janela. Nela você vai adicionar o IE 8 e suas atualizações de segurança disponíveis no Centro de download da Microsoft, basta procurar pelo código mostrado acima ou simplesmente “internet Explorer 8” e dentre os resultados você vai ver as atualizações disponíveis para o IE8.

-> Adicione também o WMP 11 e as 15 atualizações dele que você pode baixar pelo link que passei lá em cima. Eu, neste caso aproveitei e integrei também o Windows Installer 4.1 (WI41) e agora já existe disponível também o 4.5.

-> Lembrando que se der alguma coisa errada na integração do WMP 11, o nLite avisará sobre o erro. Daí então você deverá usar o WMP 11 Slipstreamer como falei lá em cima. É ainda mais fácil de se usar que o Virtual PC, basta informar 3 parâmetros a ele: o local onde o WMP11 vais er integrado (no caso a pasta XPCD), o local onde você salvou o arquivo de instalação do WMP 11 e por fim o local onde você salvou as atualizações do WMP 11. Clique em “Slipstream” e espere o fim do processo.

-> Aqui é aconselhável que você selecione todas estas opções como mostrado na figura. Isto impedirá que você selecione para remoção um componente importante e/ou vital para o funcionamento correto do Windows. Feito isso, clique em Ok.

-> Selecione aqui as opções que você deseja remover. Para encurtar o tutorial, reuni tudo que removi nesta fase e estou postando em forma de texto, tudo dividido conforme os nomes que o programa usa:

- Aplicações: Jogos pra internet e wordpad

- Drivers: de vídeo, vídeo antigos, som, lan, modens e wireless.
ATENÇÃO: só remova estes drivers se você, após a personalização, usar integração de drivers, que é outro tuto deste blog.

- Multimídia: Fundos e imagens de dispositivos de jogo; Músicas de exemplo

- Opções do sistema operacional: .NET Framework; Ajuda e suporte do Windows (nunca ajudou em nada); assistente de busca (aquele cãozinho chato que não serve pra nada também); Tour do XP; Instalação manual e atualização (não remova esta opção se você decidir usar esta instalação num pendrive, que também é outro tuto do blog, ou se usar a pasta i386 num server para instalação do Windows em rede)

- Rede: Msn explorer; Netmeeting; Windows messenger

- Serviços: nada

- Suporte a hardware: adaptador de série multi-porta

- Suporte a outras linguagens, exceto portugues (portugal), e ingleses

- Teclados, exceto e Português (Brasil-ABNT2)

- DOCS, SUPPORT e VALUEADD da raiz do cd

-> Também pode ser removida manualmente, através do Explorer mesmo, a pasta ”cmpnents” da raiz do CD do XP e as pastas “LANG” (linguagens do Windows. Se você já possui o Windows na sua língua, não precisa desta pasta), “WIN9XMIG”, “WIN9XUPG” e “WINNTUPG”. Estas três últimas provavelmente já serão excluídas se você selecionar para remoção aquela opção de “Instalação manual e atualização”. Mas se você optou por não selecioná-la, então delete manualmente estas pastas, pois elas fazem parte da “atualização” e o que nos interessa preservar no CD, caso for usado no tuto do pen drive, é a parte de “Instalação manual” (arquivos winnt.exe, winnt32.exe e alguns outros).

-> Feito isso, clique em “Próximo”

-> Aqui você vai entrar com as informações de sua preferência em cada campo. A mesma dica que dei no tutorial do pen drive, servira para este: na opção “Modo automático” selecione “Páginas ocultas”, assim o setup irá pedir durante a instalação do Windows que você informe os parâmetros que você deixou em branco nesta fase do tutorial.

É justamente esta fase que monta o arquivo de respostas do Windows (winnt.sif) na pasta i386. Qualquer outra dúvida que tiver, consulte os ícones de ajuda assinalados em vermelho na figura. Eles me ajudaram bastante a entender o programa e creio que devem te ajudar também. Mas se mesmo assim não for suficiente, deixe sua dúvida nos comentários que responderei assim que possível.

-> Aqui eu costumo não mexer em nada, mas se você optar em mexer, o programa fornece informações de cada item, assim como mostrado na figura.

-> Nesta janela sim pode e eu recomendo fazer algumas modificações interessantes. Mude o número máximo de conexões simultâneas do Windows para 20 ou mais se você quiser.

Ativando o suporte para temas não oficiais, você poderá baixar um tema do XP que gostou e que não seja oficial da Microsoft como o Luna por exemplo, que ele vai funcionar do mesmo jeito. Se você ativar esta opção, OBRIGATORIAMENTE também terá que desativar o sistema de proteção de arquivos do Windows, se não ele detectará o arquivo modificado de temas (uxtheme.dll) e então vai ficar aparecendo toda hora uma janelinha pedindo pra você inserir o CD do XP para que o sistema de proteção copie novamente o arquivo original. Feito isso, clique em “Próximo”

-> Na aba “Geral” faça as modificações na aparência do Windows como você preferir e vá para a aba “Serviços”

-> Ultimamente, alguns pc’s andam voltando pra mim com a mensagem de “Você pode ter sido vítima de falsificação”, ou seja, ele fala que o Windows é pirata, mesmo se o serial que eu informei seja original.

Isto pode estar acontecendo devido a uma atualização que é baixada e instalada automaticamente pelo serviço de “Atualizações automáticas” que identifica o Windows como pirata. Por isso recomendo nesta parte que você desative estas atualizações e também a central de segurança, para que não fique aparecendo aquele balãozinho ao lado do relógio “As atualizações automáticas estão desativadas. Clique aqui para resolver este problema”. Mas estes itens são opcionais, desative se quiser.

Se acontecer o mesmo problema que aconteceu comigo, você pode revalidar o XP com um desses ativadores que tem pra baixar por aí como eu disse e então desativar as atualizações pelo próprio Windows. Se isso não funcionar, o jeito é só formatando novamente mesmo e desativando as atualizações logo depois do primeiro login, para que o sistema não baixe mais a tal atualização.

-> Chegamos enfim à fase final da personalização. Nesta fase ele irá fazer todas as alterações que você configurou anteriormente. É também nesta fase que o programa informará qualquer erro ocorrido na personalização. Clique em “Sim” e fique acompanhando o processo para ver se ele mostra alguma janela de erro.

-> Esta janela só aparecerá se você selecionou a opção “Criar imagem iso auto executável” no começo do programa. Selecione a opção desejada em “Modo” (criar imagem, gravação direta, limpar rw ou gravar imagem), dê um nome a sua instalação, deixe os outros valores em padrão e clique em “Criar iso” ou outra coisa que estiver escrita no botão marcado, dependendo da opção que você escolheu no “Modo”.

-> Será mostrado o progresso na barra que aparece e quando aparecer o aviso de que o processo terminou, clique em “Próximo” para finalizar o programa.

-> Vai aparecer esta janela, só clicar em “Finalizar” e pronto!! Agora você já tem sua cópia do Windows personalizada do seu jeito!!


FONTE: João Freitas Brandão Neto / www.xpnopendrive.blogspot.com

segunda-feira, março 08, 2010

TUTORIAL Estrutura e funcionamento de pastas $OEM$

1 Comments »
FONTE: João Freitas Brandão Neto - http://xpnopendrive.blogspot.com/


1º - O que é e pra que serve a pasta $OEM$ ?

É uma pasta que, por padrão, não existe no CD do Windows, mas se criada, é detectada automaticamente pelo setup. Serve para adicionar arquivos extras na instalação, como informações OEM, programas, arquivos modificados, etc.

2º - Como funciona ?

Primeiro de tudo, é bom ressaltar que nessa hora, vc já deve ter copiado o conteúdo do CD pra uma pasta qqer do seu pc.
Entre nesta pasta e procure o diretório "i386\" e dentro dele, o arquivo winnt.sif
Se este arquivo ainda não existir, é pq vc não usou a personalização através do nLite ou do Deployment Tools do XP SP3 para criar a instalação automatizada.

Mas bem... Supondo que vc encontre o arquivo (se não encontrar, use o tuto do nLite, mecha no seu windows e depois volte pra este tuto). Procure neste arquivo o seguinte parâmetro:

[Unattended]

Nele, encontre o comando "OemPreinstall" e ative ele, assim:

[Unattended]
OemPreinstall=Yes


Fazendo isso, vc estará informando ao setup do windows que existe uma pasta $OEM$ que precisa ser copiada junto com os outros arquivos.

3º - Estrutura e localização das pastas $OEM$

A pasta $OEM$ ficará localizada no diretório do cd do windows, ou seja, junto com a pasta i386. Veja bem, eu disse JUNTO e não DENTRO da pasta i386. Veja a ilustração abaixo:


*Lembrando que a pasta "System32" da ilustração é opcional e somente ilustrativa.

4º - As pastas $1 e $$

A pasta $1 representa a raíz da unidade na qual o Windows foi instalado, geralmente a C:\
Já a $$ representa a pasta do Windows própriamente dita (C:\Windows)

Tendo em vista que cada pasta representa uma coisa, vc poderá criar subpastas e copiar arquivos dentro destas pastas e subpastas...

Sendo assim, agora vc pode "brincar" com as pastas do Windows... Por exemplo, se vc criar uma pasta com nome "DADOS" na pasta $1, vc terá como resultado a pasta C:\DADOS e dentro dela poderá conter arquivos, como foi dito antes...

$OEM$\$1\DADOS\Arquivo.txt se torna C:\DADOS\Arquivo.txt

Outro exemplo: Se vc quer adicionar informações OEM na instalação (oeminfo.ini e oemlogo.bmp) para deixá-la com um visual mais profissioanl, basta criar a pasta "System32" na pasta "$$" e dentro da "System32", coloque os 2 arquivos referidos. No resultado então vc teria:

$OEM$\$$\System32\Oeminfo.ini
$OEM$\$$\System32\Oemlogo.bmp


que se tornam

C:\WINDOWS\System32\Oeminfo.ini
C:\WINDOWS\System32\Oemlogo.bmp


OBS> bem, levando em conta que a pasta "$OEM\$1" representa a unidade C: então usaremos a sintaxe "$OEM$\$1\Documents and settings\All users\Desktop\nome do arquivo.extensão"

desse modo o arquivo será copiado pra desktop de todas as contas de usuário q forem criadas.

FONTE: João Freitas Brandão Neto - http://xpnopendrive.blogspot.com/
segunda-feira, março 08, 2010