Subscribe to our RSS Feeds
Obrigado por acessar o BLOG. Espero que as informações aqui postadas possam ser úteis de alguma forma para você. Tenha um dia de muitas bênçãos e vitórias em nome de JESUS!.

Gravar CDs e DVDs em velocidade máxima estraga a mídia?

2 Comments »
Todas as mídias vêm de fábrica com um número impresso. Este número varia de 1x até 52x (para CDs) e 4x a 8x (para DVDs), e informa a velocidade máxima de gravação que aquele disco suporta. Desta forma, se sua mídia suporta 12x, por exemplo, e a gravação for até este valor – teoricamente – nada ocorrerá. O que pode acontecer com o decorrer do tempo é o desgaste maior das peças mecânicas do gravador, pois é exigido que a mídia rode com mais velocidade.



Ao gravar um CD /DVD de dados, o software utilizado para a gravação (exemplo: Nero), armazena por alguns segundos as informações do HD ou mídia para reproduzir em outra. Este processo de armazenamento temporário é chamado de buffer.

Se for gravar na velocidade máxima o buffer terá pouco tempo para armazenar e enviar os arquivos temporários, desta forma a probabilidade de ocorrerem erros e perda de dados aumenta na mesma proporção da velocidade de gravação. É claro que não realizar tarefas pesadas enquanto grava um disco é muito importante. Exemplo: Se for usar o Photoshop ou programa similar que exige muita memória para a execução ao mesmo tempo em que grava uma mídia, a probabilidade de erros de gravação será maior.

Detalhe: Se uma mídia for queimada em uma velocidade de 52x, por exemplo, e os dados forem lidos em um leitor com capacidade máxima de 32x, é provável que haja erros de leitura da midia.
É fato que se a gravação na velocidade máxima danificasse o disco ou gravador, esta opção nem figuraria entre as alternativas das mídias e dos softwares de gravação. Desta forma, ela pode ser feita sem problemas quando a mídia gravada suporta grandes velocidades, o disco será lido no gravador em que foi queimado ou em reprodutores com velocidade compatível, por exemplo.

Enfim, se sua única alternativa for gravar na velocidade máxima, ok. Contudo, sempre que possível queime seus discos em valores médios ou baixos. Com esta opção as chances de haver problemas são bem menores. Obviamente, nada garante que gravações em velocidades baixas serão sempre bem sucedidas e nem o contrário. Mas, quando se fala em probabilidade de erros, a gravação rápida sai na frente.
sexta-feira, novembro 20, 2009

2 Responses to "Gravar CDs e DVDs em velocidade máxima estraga a mídia?"

Anônimo Says :
10 de abril de 2010 às 14:01

DVDs não vão somente até 8x.

Marcone - Manutenção em Computadores Says :
10 de abril de 2010 às 20:15

Embora haje sim DVDs com velocidade máxima de gravação acima de 8x (12x e 16x), a maior parte dos DVDs virgens para compra são de 8X máxima.

Postar um comentário

Regras para Comentários:

- O comentário tem que ter relação com o assunto;
- Spams ou propagandas são deletados automaticamente;
- Palavrões e Ofensas sao automaticamente excluídos.

Se gostou, agradeça! :D